O que são os Drivers de Mercado?
A palavra ‘driver’ vem do inglês e significa ‘condutor’. Ou seja, por Drivers de Mercado entende-se os condutores da economia. Sendo assim, esses são os indicadores mais básicos que fornecerão aos investidores ou público em geral uma ideia do futuro econômico.
Os Drivers de Mercado são indicadores que serão utilizados para prever comportamentos da economia. Esse comportamento, todavia, pode ser como um todo, setorial ou regional, por exemplo.
São inúmeros os tipos de indicadores, temos, por exemplo, os de confiança, de atividade e de antecedentes. Cada um deles medirá um aspecto do mercado usando uma metodologia específica. O ideal, portanto, é analisá-los em conjunto.
Veremos neste artigo alguns dos Drivers de Mercado. Dessa forma, você será capaz de entender um pouco mais sobre como os economistas tomam decisões.
Indicadores de Confiança
Como o próprio nome diz, o objetivo desses indicadores é medir como está a confiança da sociedade. Sendo assim, pesquisa-se qualitativamente como empresários e consumidores de diversos ramos se sentem para investir nos próximos dias, meses ou anos.
Em geral, essas são as perguntas respondidas pela pesquisa:
- É hora de gastar ou economizar?
- Investir agora ou esperar?
- Aumentar a produção ou parar as máquinas?
- Emprego ou demito?
- Terei aumento de demanda? Então tenho capacidade para atender?
Como as decisões de investimento são as responsáveis por aquecer ou não a economia, então as expectativas dos empresários e dos consumidores são essenciais para ter perspectivas sobre o futuro.
Indicadores Leading
O objetivo dos indicadores leading é medir certas situações que provavelmente irão causar outras. De uma maneira simples seria o caso, por exemplo, de um sorveteiro que vê a previsão do tempo para ter ideia da demanda por sorvetes ao longo da semana.
Levando-se em conta que quanto mais quente o dia, mais as pessoas irão procurar por sorvete, então ele pode ter uma ideia das vendas.

Alguns indicadores leading usados numa escala nacional ou regional são: produção de caixas de papelão, consumo e demanda de energia elétrica, venda de combustíveis e o Barômetro Econômico Global.
Indicadores Lagging
Os indicadores lagging são aqueles que analisam os eventos que já ocorreram. Dessa forma, faz-se a contagem dos resultados que as empresas já tiveram. É o caso, por exemplo, do faturamento das empresas ou do nível de emprego na nação.
Os indicadores leading e lagging podem e devem ser analisados em conjunto. Dessa forma é possível estabelecer uma relação de causa e efeito e, assim, expandir consideravelmente a qualidade das análises.
PMI (Índice de Gerente de Compras)
O PMI, ou Índice de Gerente de Compras, merece um lugar de destaque neste artigo, isso devido a sua importância.
O PMI é um indicador produzido e divulgado mensalmente pela IHS Markit (LINK). Seu objetivo é fazer uma pesquisa do mercado global e setorial em mais de quarenta países.
Sua criação obedece aos anseios do empresariado mundial: ter uma fonte de informação confiável e rápida para a tomada de decisão. Os dados do PMI saem antes dos dados oficiais e, além disso, sem erros de confecção do indicador.
Para produzi-lo, o IHS Markit entrevista os executivos de grandes empresas ao redor do mundo. Em cada país isoladamente são, no mínimo, quatrocentos executivos respondendo ao painel de perguntas. Eles devem responder se houveram melhoras, pioras ou estabilidade em cada uma das perguntas.
Dessa forma, ele consegue responder a perguntas relacionadas às perspectivas de estoque, produção, emprego e preços, por exemplo.
Com os Drivers de Mercado, portanto, é possível inferir sobre o futuro da economia em geral ou um setor. Sendo assim, é possível tomar decisões mais conscientes de investimento.