Aumentar as vendas: 3 dicas certeira para vender mais!
Aumentar as vendas é um desejo comum entre empresas, mas também um dos maiores desafios. Há negócios que procuram contratar mais vendedores, enquanto outros investem pesado em campanhas de marketing. No entanto, o fato é que ninguém descobriu ainda a receita infalível para vender mais.
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É possível, sim, alavancar vendas sem recorrer a uma fórmula. Por isso, reunimos 9 dicas simples e certeiras para você colocar em prática agora mesmo. Elas podem ajudar a melhorar os processos, organizar a casa e, consequentemente, melhorar as vendas. Continue a leitura para saber mais!
3 dicas certeiras de como aumentar as vendas nas sua empresa

1. Aumentar as vendas: faça o planejamento comercial com antecedência
O planejamento de vendas é o que guia o time comercial, por isso, o ideal é começar o ano com os objetivos claros para toda a equipe.
Para isso, faça a coleta das métricas do ano anterior e analise quais ações trouxeram retorno positivo. Elas podem entrar no planejamento do próximo ano, buscando um resultado parecido ou melhor. Olhe para os meses de baixa performance, procurando compreender o que poderia ter sido diferente.
Também é indicado ter uma primeira versão da previsão de vendas para o ano que está sendo planejado. Com isso em mãos, é possível ter uma ideia dos investimentos necessários, desde ações de marketing até novas contratações.
Planejar-se com antecedência garante mais tempo hábil para organizar os planos de ação, além de dar menos chances para o erro quando a prática começar.
2. Invista em treinamento
Manter o time afiado e motivado é uma das principais dicas quando o assunto é alavancar vendas. Para isso, é importante que a gestão ajude os vendedores a se desenvolverem mais a cada dia, reconhecendo o bom trabalho e dando apoio na resolução de conflitos e gargalos da rotina.
Uma maneira de demonstrar esse compromisso é investindo em treinamentos de vendas — podem ser internos, externos, com especialistas do mercado ou ministrados pelo próprio gestor.
Essas capacitações podem abranger tanto temas técnicos, que ajudem a aprimorar as metodologias de prospecção, abordagem e negociação, quanto de outras habilidades, como as chamadas soft skills.
Elas são habilidades pessoais e comportamentais, que também interferem na performance profissional dos funcionários e que, felizmente, podem ser adquiridas e aperfeiçoadas. São exemplos de soft skills:
- Inteligência emocional;
- Relacionamento interpessoal;
- Foco no cliente;
- Colaboração em equipe;
- Motivação;
- Comunicação;
- Organização.
Essas competências melhoram não só o ritmo do trabalho, como também colaboram com mudanças na cultura, no clima da empresa como um todo e nos relacionamentos entre equipes.
Treinar vendedores é uma obrigação da gestão comercial. Ser um bom vendedor não é uma habilidade inata, que vem pronta de fábrica. Para evoluir, é preciso praticar, reconhecer oportunidades de melhoria e aplicar os aprendizados no dia a dia.
Outra dica é estimular a troca de conhecimentos entre os próprios vendedores. Organize bate-papos mensais, por exemplo, em que um vendedor deverá compartilhar algo novo que aprendeu no período, ou então contar uma experiência recente que o ajudou a melhorar sua performance.
3. Aumentar as vendas: Alinhe as metas de vendas com o time de marketing
Não tem como aumentar as vendas sem se preocupar com o alinhamento entre Marketing e Vendas. Embora essa sinergia seja essencial para o sucesso do time comercial, muitas empresas ainda sofrem para colocar as duas áreas na mesma página.
É fundamental ter objetivos bem definidos para ter esse alinhamento. Portanto, recomendamos que o planejamento de vendas seja a orientação para os planos de marketing. Nele, devem constar:
- Os perfis de clientes que a empresa quer atingir no ano;
- Os perfis que não são de interesse comercial;
- A previsão de crescimento de vendas por trimestre;
- Caso a empresa venda mais de um produto ou serviço, as metas específicas de cada um e se algum será priorizado;
- O crescimento projetado para as taxas de conversão.
Com essas informações, o time de marketing conseguirá aumentar as vendas e criar seu planejamento com muito mais assertividade. Lembre-se também de coordenar os objetivos com o planejamento financeiro empresarial, que vai ser responsável por ditar o orçamento disponível para atingir as metas. Até a próxima!