O que a Cielo faz? Descubra aqui!
Entenda a empresa por trás da CIEL3
Líder no mercado de pagamentos da América Latina, a Cielo é uma das principais empresas no segmento de Novo Mercado da B3, com a ação CIEL3.
Com bons resultados no último trimestre de 2020, alguns analistas veem uma luz no fim do túnel para a série de obstáculos que a empresa vem enfrentando desde a entrada de fortes players no mercado.
Descubra mais sobre a Cielo e o que a empresa tem a oferecer com a gente.
Sobre a Cielo
Surgiu em 1995, como VisaNet, através de uma parceria entre diversos bancos, entre eles, o Bradesco e o Banco do Brasil – que ainda seguem detendo a maior parte das ações da empresa.
O objetivo era centralizar a rede de relacionamento de afiliados Visa no Brasil e a partir disso reduzir custos e otimizar margens.
Nasce assim uma das adquirentes mais tradicionais no Brasil.
Em 2009 a empresa faz seu IPO e se torna Cielo, processando outras bandeiras de cartão além da Visa.
Com o propósito de simplificar e impulsionar negócios para todos, em 2014 a Cielo já estava presente em 99% do território nacional, em 5500 municípios com cerca de 1,2 milhões de clientes ativos, microempreendedores até grandes varejistas.
A Cielo chegou a controlar 50% do mercado e capturava aproximadamente 10% do PIB brasileiro em 2016 com R$ 6,9 bilhões em operações.
A partir de 2018, Cielo passou a enfrentar forte concorrência no setor de adquirentes, entre suas principais concorrentes estão a Rede (Itaú Unibanco), Mercado Pago, Pagseguro e principalmente a Stone.
Essa crise fez com que a Cielo passasse a investir em mais soluções de tecnologia de pagamentos e focar sua estratégia em pequenos clientes, além de ter que reduzir taxas e custos. Confira abaixo os principais produtos da Cielo no mercado.
Principais produtos
Os produtos e serviços da Cielo buscam capturar, transmitir e fazer liquidação financeira de diferentes bandeiras de cartão de crédito e débito. Para isso ela conta com soluções tecnológicas como as que iremos mostras abaixo:
Máquinas
- Cielo Zip
Cabe no bolso. Voltada para o microempreendedor.
- Cielo Flash
Máquina ultraveloz capaz de realizar mais de 3 operações por minuto.
- Cielo Lio
Solução SMART, permite controlar estoque digital, fechamento rápido de caixa, rápida impressão de NF e possui a Cielo Store, loja de aplicativos que podem ser integrados à maquininha para uma melhor gestão da loja.
- Serviços
- Recarga de Celular
Permite recarga de chip de celular diretamente da maquininha.
- App Cielo
Acesso à extrato, antecipação de vendas e gerenciamento do negócio através de um aplicativo para celular.
- Cielo Pay
Uma das inovações mais recentes. Permite controlar contas e aceitar pagamentos sem a máquina através de QR Code, geração de boletos ou a criação de super links.
Existem ainda alguns outros serviços ofertados, mas uma nova funcionalidade proposta pela Cielo muito aguardada é o pagamento por Whatsapp, que, atualmente, está esperando a liberação do Banco Central.
Resultados 2020 e próximos passos
Segundo o CEO da Cielo, Paulo Caffarelli, hoje, ela é uma empresa de tecnologia. O foco dado à sua inovação vem no sentido de convencer os investidores de que a empresa está voltando aos eixos após a retração que sofreu nos últimos dois anos.
Com a chamada “guerra das maquininhas”, a Cielo perdeu 75% do seu valor de mercado e, hoje, possui um Market share de cerca de 37%. Continua sendo líder de pagamentos na América Latina, mas tem perdido cada vez mais espaço e aportes para empresas como a Stone.
Os resultados do último trimestre, após um ano conturbado devido a pandemia, foi positivo em relação ao mesmo período do ano anterior, com crescimento de 34,7%.
No entanto, ela apresentou uma queda de 52% nos papéis da Ibovespa em 2020, com um lucro de R$490 milhões, 68,3% inferior que o atribuído em 2019.
Houveram rumores de que a empresa teria o capital fechado e que as ações do Banco do Brasil seriam vendidas à Bradesco. Ambos foram negados por Ceffarelli em março de 2021.
Analisas apontam que a recuperação da Cielo nesse último trimestre e alta de 13% após a divulgação de resultados se deve ao foco no pequeno empreendedor e no corte de gastos da empresa, o que pode significar uma guinada na direção certa para a Cielo.
Está pensando em investir na CIEL3? O que achou da Cielo? Conta pra gente!